sábado, maio 11, 2024

35 anos de SBT

BLOG DO LEO35 anos de SBT

O SBT completou  35 anos de idade. a TV mais feliz do Brasil como eles mesmo dizem, ou a TV que tem torcida certamente faz parte da nossa história. Nossa televisão é um pouco mais alegre com o Sistema Brasileiro de Televisão.

Pense como seria a sua vida sem o SBT. sem Silvio Santos animando os nossos domingos com o seu ” Silvio Santos vem aí..” dando aquela sensação mágica e nostálgica de que ele está mesmo dentro da casa dos telespectadores.

Chaves, Maria do Bairro, Banheira do Gugu, Show de Calouros, Silvio Santos e tantos outros marcam até hoje à emissora que se orgulha de ser a vice líder em empate quase técnico com a Record. Seu estilo é único, peculiar, simpático.

Fundada em 1981 por Silvio Santos, o SBT que era oriunda da TVS do Rio de Janeiro fundada em 1976. O SBT ganhou a concessão que foi aberta quando a Rede Tupi foi extinta em 1980. A Manchete também ganhou a concessão.

A primeira transmissão oficial do SBT foi no dia 19 de agosto de 1981, às 9h30, exibindo ao vivo a cerimônia de assinatura do contrato de concessão direto de Brasília. No auditório do Ministério das Comunicações estava uma equipe de repórteres composta por Humberto Mesquita, Magdalena Bonfiglioli, Almir Guimarães e Zildete Montiel, sob o comando de Arlindo Silva como diretor do departamento. Silvio Santos fez um discurso de abertura direto do Salão Nobre do Ministério das Comunicações. 

Homero Salles, foi o responsável pela direção da transmissão e admitiu que, à época, o SBT teve exibição “clandestina” durante cerca de 15 minutos, tempo exato que antecedeu ao ato de assinatura pelo dono do SBT e às 12h30, foi exibido o almoço de confraternização entre Adolpho Bloch e Silvio Santos. Logo em seguida, começava O Povo na TV, das 14 às 18h30, que chegava muitas vezes a ganhar da Globo na versão da TVS no Rio de Janeiro, será gerado durante 15 dias em São Paulo, transmitido também para o Rio de Janeiro. No programa, serão escolhidos, ao vivo, os apresentadores em São Paulo, cópias de Wilton Franco, Wagner Montes, Christina Rocha, José Cunha, Ana Davis e Sérgio Malandro, que voltarão aos seus postos no Rio. Depois do término de O Povo na TV, o SBT voltava com desenhos animados e seriados até 21h, quando será exibido o musical Vamos Nessa, apresentado pelo cantor Dudu França, que havia estreado no sábado passado no Rio de Janeiro. Às 22h, a Sessão das Dez e, à meia-noite, o jornalista Ferreira Neto comandará um programa de variedades, encerrando a programação do primeiro dia de transmissões do novo canal. 

Para comemorar tudo isto, Sílvio Santos ofereceu um coquetel, a partir das 19h, na casa de espetáculos Oba-Oba, de Oswaldo Sargentelli, que é também apresentador de um dos programas do grupo, a Maravilhosa Música Brasileira, exibido às 22h30m, às quartas-feiras, no canal 11, a TVS do Rio de Janeiro.

A partir daí o SBT investiu numa programação mais próxima as classes mais populares e sem medo de apelar as vezes ao sensacionalismo.

Nas novelas, você sabe o que esperar: melodrama, o que eu particularmente não gosto mas é uma característica que o público gosta, especialmente no que se tornou marca do canal, que são as novelas mexicanas.  Maria do Bairro, A Usurpadora.. quantas vezes você não viu essas novelas na tela do SBT?

O SBT formou gerações de pessoas que cresceram acompanhando seus programas, sem falar que chega a ser engraçado que o SBT se orgulhe em ser o vice líder. Mas por muitas vezes já incomodou e superou a Globo em audiência. Quem não se lembra da Casa dos Artistas?

O grande líder e mentor é Silvio Santos, o mito da televisão brasileira. Não existe domingo sem Silvio Santos, existe SBT sem Silvio Santos?

Em compensação o jornalismo é tratado a pão de ló na emissora, prova disso foi o desprezo a votação do Impeachment de Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados em Abril desse ano. O esporte também nunca recebeu muita atenção do SBT que teve sua última grande cobertura no Paulistão de 2003, quando brigou feio com a Globo. Diante disso, o SBT se saiu muito bem em audiência com o público que não assiste Olimpíada.

O SBT é a TV mais feliz do Brasil, a mais simpática, carismática, uma das mais queridas porque possui na figura de líder uma pessoa amada e aclamada pelo público, diferentemente de Globo e Record cujos líderes dividem opiniões para o bem e para o mal

É preciso que haja uma renovação, seria interessante se o SBT voltasse a investir mais na sua programação. Apesar de ter bons programas, ainda se vê muitas reprises em novelas, séries e filmes barateando o orçamento que chega até a ser bom em números de audiência.

O SBT carrega em si a nostalgia dos anos 80 e sabe o que mais? Ele gosta disso.

E nós? Amamos o SBT. Parabéns ao SBT.

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles