Editorial: O que é preciso ser dito sobre Brumadinho

0

Pessoas, famílias, vidas, lembranças. Imagina se você constrói tudo isso na sua vida, com sua família e do nada, a lama vem e destrói tudo isso, destrói a sua vida, quando não a tira.

Brumadinho é mais que uma tragédia. É um crime cometido contra a humanidade.

Todos tem sua parcela de responsabilidade e isso já foi dito incansavelmente. Vale e governos. Pimentel e Dilma, Temer que tinham o dever de fazer uma fiscalização mais rígida. Não aprenderam com Mariana?

Agora o governo Bolsonaro precisa decidir se continua com essa política, que ele prometeu na campanha eleitoral ou se vai mudar de ideia vendo que não faz sentido flexibilizar demais o licenciamento ambiental.

Fala se muito da privatização da Vale como uma vilã. Ela na verdade sequer foi totalmente privatizada, tendo o governo ainda muita influência sobre as suas decisões.

A vida passa rápido. A tragédia mostra que do nada, tudo pode acabar e as imagens mostram a lama vindo de forma assustadora e destruidora.

Vidas, histórias, sentimentos, lembranças, objetos, sonhos ficaram debaixo da lama.

Essa é uma tristeza que o país não pode esquecer. E que todos que tem responsabilidade sobre esse crime, paguem por isso.

Leonardo de Oliveira Brito

Editor responsável

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.